Uma barbearia muito especial

      Sem comentários em Uma barbearia muito especial

São 15H00 de um qualquer dia da semana. O sol está abrasador e Pedro Miguel acaba de abrir as portas da Barbershop Federales, localizada no nº 12 da Rua Alda Nogueira, em Monte Abraão, da qual é proprietário, juntamente com a mulher, Ana Coutinho, para mais uma tarde de trabalho.

Ainda mal tinha acabado de acender as luzes quando uma senhora irrompe pelo estabelecimento e informa que o filho, deficiente motor, não conseguia subir o passeio com a cadeira de rodas motorizada, estando assim impedido de entrar na barbearia para desfazer a barba. Num ápice, Pedro pega no material que precisa e vai ter ao asfalto, com o cliente. E foi ali mesmo, em plena rua, perante os olhares curiosos dos transeuntes, que tratou do cliente.

Pedro Miguel desfez a barba a um deficiente motor em plena Rua Alda Nogueira

E é por estas e por outras que o Federales é uma barbearia muito especial. “A nossa prioridade são os clientes e vamos onde os nossos serviços forem precisos. Temos um cliente que vive no Areeiro, em Lisboa, e que foi operado. Como não se pode deslocar à barbearia, nós vamos a casa dele. Atendemos ao domicílio, na rua ou em qualquer outro local. Basta telefonarem para a barbearia a pedir (MARCAÇÕES: 914614822”), explicou, ao Comércio de Massamá e Monte Abraão, Pedro Miguel, de 36 anos, pouco depois de ter aparado a barba ao cliente com deficiência motora.

Dentro da barbearia, diz o jovem empresário, a aposta é no atendimento personalizado: “Só temos uma cadeira e, por isso, só atendemos um cliente de cada vez. Se alguém chega pedimos delicadamente para ir dar um passeio, ou tratar de outro assunto, e regressar passado algum tempo. Achamos que ter pessoas sentadas a ver outros a ser atendidos é mau para quem está sentado na cadeira e para quem espera. Se tivermos só um cliente toda a nossa atenção se concentra nele. As pessoas gostam deste princípio.”

Alguns exemplos de tatuagens realizadas na Federales

Uma personalização que estende a todos os serviços que a Barbershop Federales oferece aos clientes: cabelo & barba, tratamentos de rosto, tatuagem, nutrição & dietética, manicure, pedicure, unhas de gel e sobrancelhas.

“Todos são atendidos num gabinete próprio. Apesar de se associar uma barbershop aos homens, nós aqui alargamos o leque às senhoras, porque muitas delas acompanham os maridos ou companheiros quando eles vêm cortar o cabelo ou desfazer a barba e assim, em vez de ficarem a ver, também podem cuidar delas. Posso dizer que neste momento temos 70% de clientes homens e 30% são mulheres”, salientou, por seu turno, Ana Coutinho, a mulher de Pedro.

Consultas de Psicodietética

Formada em psicologia e especializada em nutrição e dietética, Ana Coutinho é a responsável pelas consultas de Psicodietética, uma área da medicina que dá os primeiros passos em Portugal: “É de facto algo que não está muito explorado, mas cujos resultados posso assegurar que são excelentes. As pessoas têm tendência a recorrer a técnicos que mandam fazer dietas seguindo um plano alimentar. Quando uma dieta não resulta passam para outra e assim sucessivamente. Não levam em conta a anamnese psicológica dos pacientes que, essa sim, permite detetar aquilo que está na génese dos distúrbios alimentares.”

Ana Coutinho, dona da Federales, é especializada em Psicodietética e dá consultas na barbearia

E a psicóloga explica, em traços gerais, em que consiste esta variante da Psicologia: “Trata-se de um processo terapêutico que conjuga a nutrição e dietética com o método comportamental da Psicologia Clínica. Sucintamente, a Psicodietética consiste em analisar qual o estilo de vida do paciente, quais os seus hábitos alimentares e o porquê dos mesmos existirem. Além disso, tenta-se perceber quais as grandes falhas no plano alimentar que está a sintomatizar no paciente as queixas que o mesmo apresenta, bem como qual a base que conduz a essas falhas e como se poderão corrigir as causas/efeitos.”

Ana Coutinho adianta que o sucesso do tratamento não está em grandes dietas ou em deixar de comer: “Uma vez feita a triagem do paciente e de identificados os problemas que o afetam, avançamos para um tratamento sem restrições alimentares, sem mudar por completo os hábitos alimentares e sem interagir demasiado no dia-a-dia do paciente. Desta forma e de uma forma consciente, é trabalhada terapeuticamente a causa do problema e restituída a saúde ao indivíduo e, consequentemente, a obtenção dos resultados previstos de uma forma definitiva. Quem se sujeita a um tratamento psicodietético não recai nos comportamentos que o levam à magreza ou obesidade excessiva.

A proprietária da Federales conclui com um lamento: “Infelizmente, em Portugal ainda não há formação nem reconhecimento da Psicodietética, o que é uma lacuna incrível do nosso sistema de saúde.”

A Barbershop Federales funciona todos os dias da semana entre as 09h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 20h00. Ao sábado está aberto das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, encerrando ao domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *