As vantagens das massagens

      Sem comentários em As vantagens das massagens

“A massagem é uma troca de energias em que através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.” Quem o diz é Catarina de Carvalho Pina, de 28 anos, proprietária do CatSpa, Body & Nails, a funcionar desde 2015 na Praceta Jaime Cortesão, em Massamá.

Licenciada em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, a jovem empresária garante que optou por abrir o seu espaço comercial numa área que sempre a cativou: os cuidados a ter com o corpo. E as massagens de relaxamento são uma das suas especialidades.

“Os benefícios podem ser observados ainda durante a massagem, mas quando a pessoa cria o hábito de fazer uma massagem pelo menos 1 vez por semana, durante pelo menos 60 minutos (também fazemos massagens menos prolongadas, mas uma hora é o ideal), é possível evidenciar todos os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde”, explica Catarina Pina.

E a especialista explica: “Os principais benefícios da massagem, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, incluem o controlo do “stresse”, a diminuição da ansiedade, o alívio da tensão e dores musculares, o melhoramento da circulação sanguínea, da elasticidade da pele e do sistema imunitário. As massagens também são excelentes para a diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos, para o alívio das dores de cabeça, para a diminuição do cansaço, para a estimulação e equilíbrio do sistema intestinal, para a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos e, ainda, para a diminuição das insónias.”

De acordo com Catarina Mendes, “muitas clínicas, centros de estéticas e spas oferecem este tipo de tratamento mas o conhecimento da técnica pelo profissional que irá aplicar a massagem, como acontece no CatSpa, é essencial para a obtenção dos resultados, equilibrando a energia e vitalidade do corpo, e por isso deve-se procurar realizar a massagem num local apropriado com um bom terapeuta, condições que o nosso espaço oferece a todos os clientes e a um preço bastante reduzido”.

A responsável do CatSpa explica que não se resume tudo ao relaxamento do corpo e que também há benefícios estéticos: “O efeito mais reconhecido da massagem é a descontração do corpo e da mente mas, conforme a técnica utilizada e a velocidade e intensidade dos movimentos, também pode ser muito estimulante. Algumas massagens têm ainda o condão de minimizar alguns problemas estéticos, como é o caso da flacidez e da celulite, um problema que afeta a maioria das mulheres.”

Os benefícios para a saúde também são enormes, conforme assegura Catarina Pina: “A massagem, como já referi, reduz a ansiedade e pode minimizar o humor depressivo. Há investigações que demonstram os benefícios da massagem no combate à insónia, à depressão e à ansiedade. Até tem efeitos positivos em doenças psiquiátricas mais complicadas, como anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo. Além disso, os seus benefícios não se restringem aos adultos. Em crianças, a massagem, quando bem aplicada, representa um estímulo que melhora a imunidade e o desenvolvimento do sistema nervoso. Vários estudos com recém-nascidos provam que a massagem acalma e melhora o sono. Aliás, até crianças com autismo se têm mostrado sensíveis à massagem, uma vez que ela pode reduzir alguns dos sintomas da doença.”

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *