Verão obriga a cuidados especiais com olhos e pele

O Verão é a estação do ano mais propícia para desfrutar da praia e aproveitar os dias de sol. É também, a época das irritações de pele, queimaduras solares e excesso de suor. Luísa Figueiredo, especialista em dermatologia, alerta: “Se devemos cuidar sempre da saúde da nossa pele o ano inteiro, mais especialmente ainda o devemos fazer na época do calor.”

Os conselhos da dermatologista para esta época do ano são vários: “Se vai sair, seja uma ida à praia ou não, deve usar sempre protector solar, independente da sua cor, pois só assim evitará queimaduras, que são bem incomodativas e, ao mesmo tempo, prevenir-se contra os perigos do cancro de pele. Se for até à praia, lembre-se sempre de colocar protector em lugares como a nuca, peito dos pés, parte de cima das mãos e nos joelhos. Caso o seu objectivo seja passar o dia inteiro na praia, não custa nada reforçar o protector depois de algumas horas.”

Segundo Luísa Figueiredo, o Verão “também é a estação da pele irritada e de pruridos, desde os pés às axilas”. “É tudo uma questão de estar sempre atento e evitar ficar muito tempo com roupas molhadas ou suadas”, alerta a especialista, aconselhando: “Lembrem-se também de secar bem o corpo depois do banho, principalmente regiões com dobras e nos dedos dos pés. Evitem tecidos sintéticos ou com trançado duplo mais pesado, que vão fazer suar mais e irritar a sua pele.”

E os conselhos não se ficam por aqui. A dermatologista salienta que relativamente ao odor, “o desodorizante deve ser usado sempre antes de sair para o trabalho e depois de regressar”, devendo as pessoas apostar em desodorizantes roll-on que, segundo ela, “costumam ter uma eficácia um pouco mais elevada”.

Luísa Figueiredo apela ainda às pessoas para nunca deixarem a boca desprotegida, uma vez que podem sofrer um dos tipos de queimaduras mais incomodativas: a dos lábios. “Tentem usar algum bálsamo de proteção nos lábios antes de apanhar sol e, caso a pessoa já esteja com os lábios queimados, trate rapidamente da boca com um hidratante”.

Cuidado com a vista

Em dias de praia não é só a pele que precisa de atenção, também os olhos necessitam de alguns cuidados extra. Para manter a vista segura, limpa e livre de possíveis infecções existem alguns acessórios que podemos usar e ainda alguns cuidados de higiene que devemos ter em conta. A areia, a água salgada, o sol e o vento podem tornar-se perigosos e prejudicar a visão.

Assim, levar óculos com protecção UV é fundamental. Mesmo que fiquemos à sombra, num chapéu-de-sol ou numa esplanada, os raios solares reflectem no areal e acabam por atingir os nossos olhos.

Opte também por lentes pulverizadas, pois estas bloqueiam o excesso de luz.

Tenha sempre consigo uma embalagem de soro fisiológico ou de algum produto que ajude a lubrifique a vista. O calor e o ambiente seco tendem a secar-nos os olhos e aplicar umas gotas no glóbulo ocular é essencial para devolver aos olhos os níveis de lubrificação normais.

Se pertence ao grupo das pessoas que abre os olhos debaixo de água, leve uns óculos aquáticos para proteger a vista. A presença de algas ou até mesmo de areia que por vezes se levanta podem entrar para o glóbulo ocular e provocar ferimentos ou infecções.

Tenha ainda cuidado com alguma comichão súbita que possa surgir na vista. Não coce a vista directamente com as mãos sem ter a certeza que estas estão limpas e sem areias. Mesmo que não veja lixo no chão, o areal das praias é um mundo de bactérias e micróbios que podem acabar por provocar infecções oculares.

Cinco “dicas” dermatológicas

Limpar – Durante o Verão, o rosto está mais propenso a impurezas e irritações. Para evitar o entupimento dos poros, é recomendável usar produtos de limpeza não abrasivos;

Esfoliar – A esfoliação da pele é importante para manter a pele brilhante e lisa. As células mortas são removidas e a superfície da pele torna-se mais suave;

Tonificar – No Verão a pele, pelas atividades ao ar livre ou pela praia, é exposta a poluentes e outros contaminadores ambientais. A tonificação da pele ajuda a manter os poros faciais abertos e evita pêlos encravados;

Hidratar – Após a limpeza e tonificação da pele, deve-se usar hidratante. Hidratar o rosto com um bom produto é importante para prevenir a secura da pele. Deve aplicar-se uma loção corporal uniformemente em todo o corpo depois do banho ou duche;

Proteger – Finalmente, durante o Verão, devido às atividades ao sol e à ação da água (piscina ou praia), deve-se proteger a pele da ação excessiva de ambos. É aconselhável aplicar sempre um protector solar para combater a secura da pele e evitar o envelhecimento precoce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *