Freguesia

Distribuidores de gás atacados em Monte Abraão

Os distribuidores de bilhas de gás têm estado a ser alvo de sucessivos assaltos na zona de Monte Abraão. A PSP tem conhecimento de alguns casos, mas adianta que não pode estar em todo o lado ao mesmo tempo.

A autarquia de Sintra tem em curso as obras de intervenção com o objetivo de construção de uma rotunda no entroncamento entre a Av.ª Aquilino Ribeiro e a Av.ª Azedo Gneco, em Massamá.

“Isto é um pandemónio. Os carros passam a grande velocidade e o perigo espreita a todo o instante.” As palavras são de Ana Henriques, proprietária do café “Canelas”, na Avenida Joaquim Luís, em Monte Abraão, e referem-se a inexistência de uma passadeira junto a uma paragem de autocarros que permita atravessar a rua em segurança.

No dia 5 de Fevereiro uma utilizadora da rede social Facebook publicou um alerta afirmando que o seu filho mais velho – uma criança de quatro anos – tinha sido vítima de uma tentativa de rapto, dentro do Pingo Doce da Av. 25 de Abril, em Massamá.

Concelho

Educação ambiental no município

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Sintra deu início ao projeto municipal “O que cai ao chão cai ao Mar”, inserido no programa de educação e sensibilização ambiental do município, que decorreu em simultâneo com o projeto “O Mar começa aqui” em colaboração com a Associação Bandeira Azul.

O município de Sintra subiu um lugar na categoria regional viver tendo ultrapassado Cascais, revelam os dados da sexta edição do Portugal City Brand Ranking, divulgados esta terça-feira. O município… Ler mais »

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, visitou, no dia 31 de Janeiro de 2019 e no âmbito da “presidência aberta” à união das freguesias de Massamá e Monte Abraão, a obra do Eixo Verde e Azul onde já são visíveis as primeiras estruturas do anfiteatro que está a nascer junto à estação da CP de Queluz/Belas.

Após ter sido feita uma vistoria municipal que não garantia a segurança do edificio da antiga cadeia de Sintra, no dia 16 de Dezembro a chefia do grupo 93 de forma a garantir a segurança dos jovens, decidiu trancar os portões azuis a cadeado.

Entrevistas

Carlos Cruz, de 76 anos, é conhecido como o “Sr. Televisão” devido ao seu desempenho como apresentador dos mais variados programas, desde “talk-shows” a concursos, sendo o mais famoso o… Ler mais »

O Comércio de Massamá e Monte Abraão inicia um ciclo de entrevistas com personalidades e forças vivas da União de Freguesias.
Este mês fomos ouvir o Presidente da UF

Chama-se Luís Cláudio Ferreira dos Santos, tem 60 anos, metade dos quais ao serviço da comunidade católica. Ordenado sacerdote a 3 de Julho de 1988, cedo veio para Queluz, onde… Ler mais »

Desporto

O homem dos sete ofícios

É preciso calcetar uma rua, mudar uma torneira, assentar uns azulejos, fazer um móvel ou qualquer outro serviço? Então a pessoa certa para isso é Manuel Pereira Marques

Chama-se Carlos Madeira e tem 62 anos. Veste-se como um andarilho e percorre as ruas de Massamá, uma vez por semana, levando a bicicleta com a roda de afiar pela mão.

Chama-se Francelino Gavela e há muito que deixou o meio século de vida para trás. Antes de se aposentar o seu trabalho era cuidar dos outros.

Reportagem

Chama-se António Faria dos Santos e nasceu a 18 de Junho de 1932. Os seus feitos enquanto desportista foram imensos e chegou a ser apelidado de “corredor supersónico”.

O Grupo Motard “Foge com Elas”, com sede em Monte Abraão, em conjunto com a Polícia de Segurança Pública conseguiu reunir mais de uma tonelada de tampinhas de plástico, que foram entregues, no passado dia 26 de Janeiro, aos pais do pequeno Santiago, um menino com graves problemas de saúde e que carece de tratamentos dispendiosos.

Aexandre Santos, que na época passada treinou oReal Sport Clube, foi apresentado este mês como o novo treinador da equipa sub-23 do Sporting, sucedendo a Tiago Fernandes, que se mudou… Ler mais »

Educação

Estudantes distinguidos na Stuart Carvalhais

O passado dia 29 de Novembro de 2018 foi de festa na Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá. Celebrou-se o Dia do Diploma que culminou numa cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que terminaram o 12º ano com sucesso e aos alunos com diploma de mérito e excelência do ano letivo passado.

“Prepotente”, “Não liga aos problemas reais da escola”, “Não fala com ninguém”, “É responsável pela degradação deste estabelecimento”. Estes são alguns dos “mimos” com que o director da Escola Secundária Stuart Carvalhais e também do Agrupamento de Escolas de Massamá é brindado por alunos e representantes dos pais.

Entrar na Universidade é o sonho da esmagadora maioria dos estudantes. E, se até há pouco tempo bastava concluir o 12º Ano e ter uma média aceitável, nos últimos dois anos as médias de acesso ao ensino superior público dispararam para notas elevadas, com cursos a exigirem médias acima dos 16 valores.

Motores

Nova geração Corolla chega em 2019

Depois de uma aventura de quase uma década com o nome Auris, a Toyota regressa à designação Corolla para o seu familiar compacto.

“O Comércio” teve o prazer de testar o modelo Megane Grand Coupe 130 Limitede a primeira impressão é a de luxo acessível.

Tecnologia

Tire as selfies perfeitas

Este mês, aceite os nossos conselhos para garantir selfies mais atraentes e com maior impacto.

As Apps mais importantes de Novembro, numa escolha de João Trgo

Saúde

As vantagens de comer sopa

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma percentagem muito elevada das doenças são fruto de hábitos alimentares errados.

“A massagem é uma troca de energias em que através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do… Ler mais »

O Verão é a estação do ano mais propícia para desfrutar da praia e aproveitar os dias de sol. É também, a época das irritações de pele, queimaduras solares e excesso de suor.

Consultório Animal

Como cuidar de animais exóticos

A maior dificuldade quando se adquire um animal exótico é, e sempre será, o seu maneio. Antes de adquirir seja que animal for mas, principalmente, um animal exótico deve sempre pesquisar muito, falar com quem já possua um animal da mesma espécie e, claro, deve sempre falar com veterinários para expor as dúvidas existentes (que existirão sempre).

Nos dias de hoje, a temática da castração/esterilização nos nossos amigos de quatro patas continua a suscitar muitas dúvidas, mesmo para os donos mais informados.

Pergunta simples e que quase todos nós fazemos: Qual a razão de uma ida ao veterinário ser tão cara?